
O 1º trimestre de 2022 foi positivo para micro e pequenas indústrias, revela pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria). O Panorama da Pequena Indústria indica melhora no Índice de Desempenho, que registrou a melhor média (45,5 pontos) no 1º trimestre do ano desde 2012.
O Índice de Perspectiva também apresenta um aumento de 3 pontos quando comparado com o mesmo período de 2021. Apesar dos dados positivos, as condições financeiras apresentaram recuo de 3,7 pontos nos primeiros meses de 2022, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O problema principal para as MPEs (micro e pequenas empresas) reside na falta ou no alto custo de matéria-prima.
“A preocupação com a falta e o alto custo das matérias-primas aumentou na passagem do 4º trimestre de 2021 para o 1º trimestre de 2022, diferentemente do que aconteceu com as empresas de maior porte. O desempenho da pequena indústria no trimestre foi positivo, mas esse problema segue travando o que poderia ser um melhor resultado. A piora da situação financeira é outro reflexo desse problema de insumos”, disse o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
Fonte: portaldofomento.com.br